PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIABU
FECHAR

FEBRE AMARELA

O que é febre amarela

Créditos:

A febre amarela é uma doença causada por um vírus e é transmitida por mosquitos. A Febre Amarela apresenta dois ciclos de transmissão epidemiologicamente distintos: a febre amarela silvestre (FAS), que ocorre em primatas não humanos (macacos) e os principais vetores transmissores são mosquitos silvestres (dos gêneros Haemagogus e Sabethes). O ser humano é contaminado acidentalmente, quando vai para áreas rurais ou silvestres que tem a circulação da febre amarela. O ciclo da Febre Amarela Urbana (FAU) envolve o homem e tem como vetor principal o Aedes aegypti. 
Sintomas
Caso você tenha viajado para alguma área de risco de transmissão no Brasil ou para Cidades do Estado de São Paulo, fique atento. Os sintomas aparecem, geralmente, 3 a 6 dias após a picada do mosquito transmissor infectado, mas podem levar até 15 dias para ocorrerem. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer. 
Após a infecção pelo vírus pela picada do mosquito transmissor infectado, a doença leva, em média, até 15 dias para o surgimento dos primeiros sintomas.
Sintomas:
febre de início súbito
calafrios
dor de cabeça
dores nas costas
dores no corpo em geral
náuseas, vômitos
fadiga
fraqueza
icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos)
sangramentos
O que devo fazer se apresentar os sintomas?
Procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre qualquer viagem ou deslocamento para área de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas.
Tratamento para Febre Amarela
O paciente deve procurar atendimento médico imediato. O tratamento é sintomático, com repouso e com hidratação. Nas formas graves, o paciente pode necessitar de Unidade de Terapia Intensiva. Salicilatos devem ser evitados (ex. AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de hemorragias.
É fundamental reforçar o combate ao mosquito, que também transmite dengue, chikungunya e zika vírus. A população pode ajudar, eliminando os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito, principalmente nas residências.
Ministério da Saúde orienta sobre febre amarela - Clique aqui para maiores informações





Compartilhe: